sexta-feira, janeiro 07, 2005

Bacalhau à Zé de Pequim


Estou tão desiludido com o meu restaurante chinês preferido. Nem tudo era perfeito, era frequente o rapaz das entregas vir bêbado e urinar na fachada do prédio (nem quero pensar no que fazia antes de entregar a comida) e encomendar era sempre uma aventura. Tinha consciência de que se não percebiam patavina do que dizia, mas (como qualquer português) sabia que a solução é repetir tudo aos gritos. Então lá fazia a encomenda e ouvia um "Tá bem, Xau! Nóis vai já!".

Mas hoje senti que tudo estava diferente quando recebi a minha encomenda de crepe chinês, arroz chao-chao e galinha com limão. O crepe chinês passou a folhado de couve, o arroz passou de miudinho e solto a papa de arroz carolino ou de trincas para periquito, e aquela galinha tenra coberta de uma geleia de limão que adorava, virou panado de frango com uma rodela de limão a decorar.

O toque oriental está a desaparecer, em vez de um chinês pequenote chamado Wong Soku Zinha, quem prepara os pratos deve ser um careca barrigudo, de barba por fazer e camisa de alças chamado Alfredo. Só falta começar a encontrar rodelas de chouriço e azeitonas no arroz, ou então pratos como chop suey de bacalhau e pataniscas de bambu para lhe poder chamar "o primeiro restaurante chinês tipicamente português".

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

lololololol
Está lindo, eu não sabia que encomendavas Xiné!!!

07 janeiro, 2005 21:53  
Anonymous Anónimo said...

LOL

Simplesmente genial!!!
Por acaso uma coisa que me irrita é a "nacionalização" de certas coisas. è lógico que o Chinês que comemos, mesmo no restuarante Chinês mas tipico que encontremos em Lisboa, nunca será o mesmo que a comida preparada na China... as coisas foram adequadas aos gostos ocidentais. No entanto concordo com o facto de haver uma perca cada vez mais significativa da cultura própria dos resturantes tipicos de determinado pais em Portugal.
Qualquer dia vemos uma familia de Portugueses a abrir um restaurante chinês...

No entanto o meu santuário em termos de alimentação fora de casa continua a ser o meu Shin Da Di... este felizmente continua fiel ás suas origens(dentro do possivel) e continua a ser um prazer e lá... com uma companhia especial;)
Há já quase 7 anos que é o MEU restaurante... onde cada vez que lá vou sou sempre recebido com um sorriso que creio ser especial( PC refreia essa teu desejo de mandares alguma piada acerca do meu comment)

07 janeiro, 2005 22:18  
Anonymous Anónimo said...

Àh, é verdade, este ultimo post é meu: Silent Hill

07 janeiro, 2005 22:19  
Anonymous Anónimo said...

Também já me aconteceu isto uma vez e estava contigo. Não foi quando estávamos a estudar imuno? ;) O restaurante é que não era o meu preferido mas o único que encontrámos aberto.
Gostei muito do blog. Queria comentar o post que tem a foto da ovelhinha mas achei que já estava muito para trás e não o ias ler. Segue um conselho meu: deixa a medicina e torna-te humorista. (atenção, eu disse humorista, não palhaço!) Beijinhos

Ana Isabel

08 janeiro, 2005 17:35  
Anonymous Anónimo said...

carreirinha!! lol ag tive um tempinho para comentar...curto bue o teu blog!! e esse texto mto a frente..tens mm razao..porem...as coisas q as x ouço dizer d comida chinesa...fazm desistir d continuar a la ir (embora adore cmo tu)...
bem vou formatar o pc!! ai argh! desejam mta sorte
************* andreia (",)

08 janeiro, 2005 18:21  
Blogger zm said...

Bem, ja tinha ca vindo ler uns posts mais ainda não tinha feito nenhum comment, e que melhor post seria senão num de comida?!?
pois é, como vi as tuas fãs todas a darem-te os parabéns achei que tb ias gostar de saber q algum publico masculino acha q tens mm piada e n vem cá so por essas lindas orelhinhas ;)
Aquele abraço ze

09 janeiro, 2005 18:01  

Enviar um comentário

<< Home