segunda-feira, outubro 24, 2005

Vive a vida como a efémera

Sinto que a Vodafone não nos anda a contar a história toda…
Curioso com o anúncio da efémera e o conceito de “a vida dura apenas um dia, vive intensamente”, resolvi pesquisar um pouco. A Hexagenia spp nasce de ovos depositados no fundo de rios; no estado de ninfa continuam a crescer em meio aquático durante meses ou anos (dependendo da espécie) até alcançarem o estado adulto, aí sai da água e vive durante apenas algumas horas, no máximo dois ou três dias. Na sua curta vida adulta a efémera voa e reproduz-se ininterruptamente em grandes enxames, sem nunca pousar, sem nunca descansar, sem se alimentar, até morrer de exaustão. Nessa altura centenas de cadáveres acumulam-se no leito de rios e servem de substrato nutritivo para os descendentes. A título de curiosidade estão relatados acidentes causados por verdadeiros massacres de efémeras que se acumulam em estradas ou passeios tornando o piso escorregadio.
Voltando à Vodafone, onde querem eles chegar com o conceito “vive a vida como a efémera”? Estarão eles a propor aos clientes que passem a maior parte da vida enterrados em cadáveres e a comportarem-se como necrófagos alimentando-se dos próprios pais, para depois subitamente deixarem de se alimentar e morrerem numa orgia suicida? Releio as minhas últimas palavras… de que forma “voltei à Vodafone”? Em tudo o que pesquisei não percebo onde entra o telemóvel na vida da efémera. Este conceito de fazer publicidade descontextualizada confunde-me e rapidamente recordo outros exemplos, como o sapo com flatulência do operador de Internet com o mesmo nome, ou os inexplicáveis orgasmos provocados por um champô com aromas exóticos. Já viram se a moda pega? Imagino o próximo anúncio da Optimus… “A galinha-da-índia não tem continência de esfíncteres e defeca sem controlo durante todo o dia… mas pensa que isso a preocupa? OPTIMUS… SEGUE O QUE SENTES”.

14 Comments:

Blogger Pyny said...

;)

Mais perto do que é importante...

25 outubro, 2005 01:26  
Blogger O-ren Ishii said...

AAAIII anteciparam o meu comentario da TMN...grunf... pronto assim ja n tem piada!! lol... enfim... "ailerons matias"

26 outubro, 2005 16:14  
Anonymous Anónimo said...

loooooooooooooooooooooooool

26 outubro, 2005 16:32  
Blogger O-ren Ishii said...

PC, uma resposta ao teu comentario no meu blog... é vdd, Lisboa é uma selva, a qual só estou habituada a desbravar de metro... subindo à superficie, começa o panico, qual toupeira saida da toca, começo a estrabuchar em crises incessantes de agorafobia...por isso aceito a proposta do guia... lol

26 outubro, 2005 20:21  
Blogger Joana said...

loooool...ai PC...Tu quando queres "a'rebentas"!

:) bjinhos

27 outubro, 2005 23:01  
Blogger Drifter said...

Isto deve-se de certeza aos publicitários que fazem os anúncios sem saberem para que produto é... :) Depois é só sortear, tal e qual a Taça UEFA, e ver que anúncio calha a cada produto! :P

28 outubro, 2005 00:28  
Anonymous Anónimo said...

LOLOL K brutalidade de post!!!!

29 outubro, 2005 19:03  
Anonymous Anónimo said...

é triste que transformes a lição que podemos tirar disto nessa tua maneira estúpida e idiota de ver as coisas...enfim....não deixa de ser um anúncio perfeitamente extraordinário porque um zé como tu se lembra de o criticar...acorda..

01 novembro, 2005 01:49  
Blogger Unknown said...

Bem... vou acreditar que a tua maneira de ver o anúncio vem duma louca mente...!
Para recuperares alguma sanidade - http://ciberia.aeiou.pt/?st=3627
Beijocas da Maria

03 novembro, 2005 03:13  
Blogger Pyny said...

O comentário anónimo era irónico? Strange não??

07 novembro, 2005 20:21  
Blogger Bernardo Eça said...

o ponto mau do anuncio, que alias esta muito bem realizado, nao reside na eventualidade da efemera durar ou nao 1 dia mas sim na mensagem que ele transmite. "aproveita o dia" "vive o momento" "now" tudo isto resume.se na filosofia do carpe diem que, em primeira analise, parece uma atitude de vida porreira, viver o momento aproveitar a vida e isso. No entanto esta filosofia é idiota, cobarde e mentirosa porque não dá um horizonte à minha vida, não tem em conta o mistério, diz para aproveitar a viva como prazer, tirar o bom sem compromisso dai a cobardia.
O carpe diem é bom porque provoca as pessoas para nao viverem distraidas mas não dá qualquer proposta em concreto alia.se a uma relatividade que destroi a pessoa.
O anuncio nao se destina ao consumo de um determinado telemovel ou tarifário, se fosse um telemovel ponham um gj a tirar ftg ou assim, em caso do tarifario temos o exemplo dos cartazes da vodafone directo " fá__il e Dir_c_to" este anuncio parece.me que é para os consumidores se identificarem com a marca, como a optimus vez uns quantos com o "segue o que sentes".
bom post :) da uma olhada no nosso www.pi-alfa.blogspot.com não é bemo msm genero mas é divertido e tal

10 novembro, 2005 21:07  
Blogger Pyny said...

Ando um pouco triste por não ter notícias deste fabuloso blog que sigo com atenção!

11 novembro, 2005 21:06  
Anonymous Anónimo said...

pois ja somos dois.....o "dono" do blog deve andar mt ocupado....

12 novembro, 2005 13:25  
Anonymous Anónimo said...

Grande Post! Grande Ponto de Vista!
Grande Merda, Haver Quem Não Perceba A "INUTILIDADE" De Alguns Blogs, Que Podem Ser Tão Somente Uteis No Sentido Da Diverão e Divagação!
Keep Doing!

15 novembro, 2005 18:07  

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