domingo, outubro 09, 2005

Chakushin ari

(Post só para cinéfilos!) Sem vontade de falar de política num dia em que já aborrece ligar a televisão e ver sempre o mesmo, opto por falar de cinema e as atenções recaem sobre o filme japonês Uma Chamada Perdida (One Missed Call) de Takashi Miike. Não seria a minha primeira opção, nem mesmo a última já que desconhecia a sua existência, optaria pelo recém-chegado Serenity, nem tanto pelo argumento mas principalmente para saber que efeitos especiais e técnicas inovadoras levaram um filme a receber a inacreditável classificação de 8.6 no IMDB ficando instantaneamente ao lado de monstros como Star Wars.
No entanto influenciado por cinéfilos ainda mais informados que eu e aproveitando uma onda anti-hollywoodesca que uma certa pessoa me incutiu, rapidamente mudei de ideias e acabo na pequena sala 12 do Alvalaxia a ver uma verdadeira obra de arte do terror.
O cinema japonês é sempre um quebra cabeças para mim, a verdade é que não sou capaz de distinguir Japonesas, daí que num filme recheado de jovens do sexo feminino acabo por apenas conseguir dizer que distinguia 3 personagens – a criança japonesa, a jovem japonesa (que na minha opinião devia desempenhar 20 papéis diferentes no filme e era sempre a mesma pessoa) e a mãe japonesa.
Ajoelho-me e presto veneração à capacidade japonesa de produzir filmes de terror face aos filmes americanos. Já tinha chegado a essa conclusão em confrontos directos nos filmes Ju-on e a versão americana The Grudge ou a versão original de The Ring - Ringu face à sua homónima americana, e este filme confirma tudo isso. Há meses que comentava que já tinha saudades de um bom filme de terror e ontem encontrei-o. Esqueçam as manhas do cinema americano, não é preciso estar tudo escuro, nem efeitos do outro mundo, nem sons ensurdecedores que surgem inesperadamente. Em Uma Chamada perdida o terror é constante e faz-se com o ecrã bem iluminado, com as personagens bem à vista e de forma ininterrupta. E foi assim com grande alegria, que a meio do filme olhei para o lado e reparei que lado a lado, estávamos três marmanjos de 22 anos completamente borrados durante 20 minutos numa sequência brilhante de terror. Recomendo vivamente.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

looooool bem o filme deve ser d+. os k tavam ao teu lado tavam c medo? entao nessa altura eu ja n estaria na sala, ja tinha morrido de susto :)! ver filmes d terror no cinema deve ser horrivel mas na tua companhia tz s torne engraçado =)! *****

09 outubro, 2005 23:49  
Blogger Jair said...

Mais um pouco e és fanatico do 2046!
Bem devias

10 outubro, 2005 13:55  
Blogger Joana said...

Também anadava com vontade de ver. E agora mais ainda. Obrigada pela dica. Bjinho grande :)

13 outubro, 2005 14:07  
Blogger eia said...

carreirinhaaaaaa
tinha de comentar: "uma certa pessoa me incutiu espirito anti.hollywodesco"....pois é! e incuti bem =P
tambem gostaria de ver esse filme e outros mais da arte japonesa sempe bem vinda =P e ontem aquele golpe no "caché" adoraste q eu sei =P bela realizacao hakeniana lolol
******** e baza percorrer td o q é frances =)

15 outubro, 2005 18:36  

Enviar um comentário

<< Home