sábado, fevereiro 12, 2005

Calma! Não é gripe!


Eu sei que a ideia não é nova, já o fiz aqui, mas vou voltar a falar de jornalismo. Estava eu a ver o noticiário da SIC quando oiço o Rodrigo Guedes de Carvalho dizer que as “microbactérias” responsáveis pelo surto de tuberculose suína não são as mesmas que causam tuberculose nos seres humanos. Vou ao site da Agência Lusa e com grande tristeza leio:
“Lisboa, 11 Fev (Lusa) – A Direcção-geral de Veterinária (DGV) confirmou hoje que desde Janeiro foram detectados "milhares" de porcos infectados por uma micRobactéria da tuberculose, mas ressalvou a "boa qualidade" de toda a carne que sai dos matadouros para venda.” (Rodrigo Guedes de Carvalho estás perdoado)

Fiquei preocupado, eu sei que o Mycobacterium tuberculosis (ou micobactéria, traduzindo do Latim para Português) é o agente responsável pela tuberculose… agora as “micRobactérias” intrigam-me.
O que são “microbactérias”? Serão micobactérias anãs? Devem ser mais perigosas porque, como são mais pequeninas, entram em sítios onde as micobactérias não passam. E como se matam? Com um micro-antibiótico?

1 Comments:

Blogger Drifter said...

Lool!
É um novo filo do reino monera!
Tu não percebes nada disto!
As microbactérias são seres procariontes de dimensões mais reduzidas!
Para as combater é preciso frascos mais pequenos de antibiótico! ;)

12 fevereiro, 2005 14:59  

Enviar um comentário

<< Home